8 de novembro de 2022
Festivais gastronômicos promovem a cozinha baiana neste segundo trimestre: Confira a agenda e programe-se!
A culinária baiana é marcada pela influência africana, portuguesa e indígena e é uma das mais ricas, deliciosas, elogiadas e peculiares da gastronomia brasileira.
Pratos como bobó de camarão, caruru, acarajé e xinxim de galinha são conhecidos mundialmente. Impossível ir à Bahia e não experimentá-los. Temperos fortes e marcantes, que contam histórias e reforçam a cultura.
Consagrada no país inteiro, a cozinha baiana também é celebrada em festivais gastronômicos, promovidos para valorizar, disseminar e apresentar releituras de pratos tradicionais.
Entre os festivais que têm essa proposta estão os de Prado, Arraial d’Ajuda, Feira de Santana e Juazeiro, que visam a valorizar a gastronomia regional e os insumos produzidos localmente.
Previsto para acontecer entre os dias 7 e 23 de outubro, o 16º Festival Gastronômico e Cultural do Padro de 2022 irá trazer pratos, petiscos, lanches, sobremesas e drinks com o melhor da cozinha baiana. A versatilidade da mandioca é a inspiração é protagonista nesta edição do tradicional encontro pradense.
O evento encerrou as inscrições com a marca de 80 pratos totalizando a participação de 63 estabelecimentos do setor, e conta com a realização do Sebrae, Prefeitura Municipal de Prado, e APRHOPE – a Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras de Turismo e Estabelecimentos Comerciais – e com o apoio do Senac e Agência Costa das Baleias.
Já no mês de novembro (01 a 15) está marcado para acontecer o Festival Gastronômico Esquina do Mundo, no charmoso distrito baiano de Arraial d’Ajuda. O festival leva esse nome devido ao status multicultural da vila, lar de pessoas de muitas partes do Brasil e do mundo. A Gastronomia que já costumava ser um dos atrativos do local, há 4 anos tem sido cada vez mais estimulada com a chegada do Festival.
O evento bateu recorde de inscrições, com 53 estabelecimentos participantes. Serão 5 categorias: prato principal, petiscos, pizzas, lanches, sobremesas e sorvetes, e drinks. O tema 2022 é “O Campo encontra o Mar” promovendo o protagonismo da pesca, agricultura e pecuária regional. É realizado pela Abrasel e correalizado pelo Sebrae, Senac e Prefeitura Municipal de Porto Seguro.
Marcado para acontecer entre os dias 16 de novembro e 04 de dezembro, o município de Feira de Santana irá realizar a primeira edição do Festival Gastronômico do Sertão. O projeto é assinado pelo Sebrae, Senac, Sindifeira de Santana, Prefeitura do município e a ACEFS – Associação Comercial e Empresarial da cidade. O Festival é uma iniciativa de valorização da culinária sertaneja e do setor gastronômico de Feira de Santana, bem como o fomento à cadeia produtiva local e fortalecimento das práticas culturais relacionadas à gastronomia, dentre outros objetivos.
Para esta primeira edição, o tema é “Conexões através da Gastronomia”, uma referência à pluralidade de Feira de Santana e o seu status de entroncamento rodoviário que conecta várias partes da Bahia e do nordeste. A peculiar característica geográfica alçou o município a uma categoria especial de congruência de sabores regionais, estimulada pelo fluxo de pessoas e culturas.
Por fim, o município de Juazeiro na Bahia promove o seu segundo Festival, com o tema “Os frutos do São Francisco”. Com 63 empresas participantes, tornou-se o maior evento gastronômico do Vale do São Francisco. O tema é uma referência às fruticultura, pesca, ovinocultura e caprinocultura de Juazeiro e região, estimulando assim o potencial produtivo e a cultura local.
O Festival começa no dia 14 de outubro e segue até o dia 30 do mesmo mês. É realizado pelo Sebrae e correalizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro e o SINDHAJ – Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem de Juazeiro.